História

Desmembrado de Santa Rita de Cássia, o município de Mansidão foi criado pela Lei nº 4408 de 25 de fevereiro de 1985. Historicamente, registra-se que seu território era habitado por índios querém, afastado pelos exploradores que vieram para a região. Mais tarde, a região abrigou diversos quilombos, formados por negros remanescentes do quilombo dos Palmares. A origem do nome “Mansidão” vem de um dos bois que sumiram de uma fazenda no estado do Piauí. Dois vaqueiros foram à procura
e os encontraram nesta região.
Cultura
O principal evento que ocorre no município é a Tradicional Festa de São Gonçalo que ocorre na última semana do mês de julho e que atrai visitantes de várias cidades próximas e conterrâneos espalhados pelo país.

Economia
Agricultura: na produção agrícola destaca-se o cultivo de mandioca. Seu parque hoteleiro registra 8 leitos e 4 colchões No ano de 2001, o município registrou 1364 consumidores de energia elétrica com um consumo de 1801mwh. Segundo dados da SEI/IBGE, o PIB do município para 2003 foi de R$19,22 milhões, sendo 32,33% para agropecuária, 9,57% para indústria e 58,10 % para serviços.

Transportes
As principais estradas que servem o município de Mansidão são: BA-451,BA-351 e BA-225 (estaduais); BR-020, BR-135 (federais) Atualmente existe um anseio e necessidade muito grande por parte da população e governantes locais para a execução do trecho da BR 020 que se inicia na BR 135 logo depois da cidade de Barreiras, que é a principal cidade do oeste baiano, até a divisa com o estado do Piauí em Campo Alegre de Lourdes trecho este que corta o município mas que nunca saiu do papel.


Localização: Mesorregião Extremo Oeste Baiano
Microrregião Cotegipe
Área: 3 142,825 km²
Desmembrado de Santa Rita de Cássia, o município de Mansidão foi criado em 25 de fevereiro de 1985. Historicamente, registra-se que seu território era habitado por índios querém, afastado pelos exploradores que vieram para a região. Mais tarde, a região abrigou diversos quilombos, formados por negros remanescentes do quilombo dos Palmares.

A origem do nome “Mansidão” vem de um dos bois que sumiram de uma fazenda no estado do Piauí. Dois vaqueiros foram à procura e os encontraram nesta região.